07/04/2007 - Maquiagem dá multa

ATENÇÃO, PARE DE SER ROUBADO!
 
Autuações somam R$ 17 milhões ;
Governo multa 32 empresas por "maquiagem"
 
“Afinar espessura de chapa, é crime”
 
Fabiano Maisonnave
Enviado Especial a Brasília
 
O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) do Ministério da Justiça anunciou ontem a conclusão da última e maior leva de processos contra empresas acusadas de maquiar produtos -ou seja, reduzir o conteúdo das embalagens sem informar devidamente os consumidores.
 
Foram aplicadas 49 multas de até R$ 591,16 mil contra 32 empresas, que ainda podem recorrer.
A empresa "campeã" é a Nestlé, que recebeu o maior número de multas, seis, todas com o valor máximo. O total chega a R$ 3,546 milhões.
 
A multinacional suíça foi multada, entre outras irregularidades, por: 
 
1) diminuir a composição nutricional em sais minerais da Farinha Láctea Nestlé; 
2) reduzir o peso dos Biscoitos Passatempo de 200 para 180 gramas;
3) diminuir o peso do Leite em Pó Ninho de 454 para 400 gramas.
 
Altera, mas não informa
 
Depois da Nestlé, aparecem a Kraft Foods, com cinco multas, a Unilever Bestfoods Brasil (quatro), a Unilever (três), a Danone e a Akari (duas multas cada).
 
A maquiagem fica caracterizada quando uma empresa altera a quantidade de um produto e não informa o consumidor de forma clara durante os primeiros três meses após a modificação.
 
"Pode ocorrer ou não a diminuição do preço (do produto)", disse à Folha o diretor do DPDC, Ricardo Morishita.
"Às vezes, as empresas se defendem dizendo que reduziram o preço proporcionalmente. Mas a questão é que o consumidor deve ser informado. Quando não há a diminuição do preço, ocorre também a lesão econômica dos consumidores."
 
Morishita disse que existem hoje "entre quatro e cinco" denúncias recentes de maquiagem, mas que ainda não se transformaram em processos administrativos.
Fonte: Jornal Folha do Estado de São Paulo
 
“Nenhum fabricante de caixa de medição pode alterar o produto, pois todos devem seguir as normas das companhias elétricas. Portanto, quem afinar a chapa estará cometendo 2 crimes: um contra as companhias e outro contra nossa constituição”.
 
Para que sua empresa não venha a ter prejuízos por esse tipo de ação enganosa e fraudelenta, procure saber o padrão correto das caixas, entrando no site www.fuganholi.com.br ou ligando:
 
CPFL                    (19) 3756 8881
ELEKTRO            (19) 3726 1645
ELETROPAULO   0800 723 0120
BANDEIRANTE    (11) 2185 5300
GRUPO REDE      (11) 4034 6800
 
 
Fique atento. Evite prejuízos. 
NÃO COMPRE CAIXA COM CHAPA FINA
 
Caixas instaladas na parede com pedido recusado de ligações, tem causado grande prejuízos às revendas. Pois as mesmas são obrigadas pelo Procon a retirar a caixa instalada e colocar outra no lugar; já que o consumidor final compra a caixa da revenda e não da indústria; levando a revenda à uma negociação para tentar reaver esses custos. Que no caso é muito difícil de acontecer.
 
FUGANHOLI - Qualidade que você pode sempre confiar!
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Empresa tipicamente familiar, nasceu em meados do ano de 1964, com denominação fabril Luiz Fuganholi, com a produção de painéis para medidores de eletricidade de alta e baixa tensão. Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento do país na área da distribuição de energia elétrica e telefonia, novos produtos foram desenvolvidos, estimulando seu crescimento.

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